Sobre o Cubo

História:

O Cubo Mágico é um quebra-cabeças tridimensional inventado pelo húngaro Erno Rubik em 1974. Embora no Brasil ainda se use o nome Cubo Mágico (dado pelo próprio inventor), ele foi alterado posteriormente para Cubo de Rubik (nome usado em Portugal). O Cubo Mágico hoje é um ícone da década de 1980, época em que virou sucesso.

Erno Rubik demorou um mês para resolver o cubo pela primeira vez (e você querendo montar em 15 minutinhos, hein?! tsc tsc tsc :)). O Cubo Mágico possui várias versões, sendo a 3x3x3 a mais comum, composta por 6 faces de 6 cores diferentes, com arestas de aproximadamente 5,5 cm. Outras versões menos conhecidas são a 2x2x2, 4x4x4 e a 5x5x5.

É considerado um dos brinquedos mais populares do mundo, atingindo um total de 900 milhões de unidades vendidas (e isso considerando apenas suas versões oficiais). O número de combinações possíveis do cubo chega a 43.252.003.274.489.856.000! O número mínimo de movimentos para resolvê-lo é 20. O método mais simples para se montar o cubo é o método das camadas (detalhadamente descrito neste blog).


Você precisa saber!

Antes de começar a montar é preciso conhecer o nome dados às partes do Cubo Mágico, pois o sucesso na resolução desse puzzle depende muito de que seja compreendida a terminologia usada neste blog, bem como assimiladas algumas informações básicas.

O cubo 3x3x3 (que é o que nos interessa) tem 6 faces nas cores azul, verde, amarelo, branco, vermelho e laranja. As cores que estão nas faces opostas do cubo são: amarelo/branco, vermelho/laranja e azul/verde. Os blocos centrais do cubo são fixos, ou seja, se o centro de uma face é vermelho, toda essa face terá que ser vermelha com o cubo resolvido.


É preciso ter em mente os seguintes conceitos:


Entendeu o que é um bloco? Onde fica sua face? O que é uma camada? É imprescindível que você absorva esses conceitos antes de começar a montar o cubo, ok?! :)