Método das Camadas

No Cubo Mágico Fácil você vai aprender a montar o Cubo Mágico 3x3x3. São necessárias 8 etapas para se montar o cubo pelo método das camadas.

  1. Montar uma cruz branca com o centro amarelo na face de cima do cubo; 
  2. Transpor a cruz branca para a face de baixo do cubo, formando uma cruz completamente branca;
  3. Completar a face de baixo branca
  4. Posicionar os blocos dos cantos da camada do meio
  5. Montar uma cruz amarela na face de cima do cubo; 
  6. Completar a face de amarela
  7. Posicionar os blocos dos cantos da camada de cima
  8. Posicionar os blocos do meio da camada de cima

Você tem acesso a explicações detalhadas de cada uma das etapas nos links acima (os vídeos estão em fase de produção, logo logo estarão no ar). É essencial ter em mente que é preciso segurar o cubo da forma correta antes de iniciar qualquer movimento. Pra montar o cubo, orientação é tudo. Para facilitar a explicação, vamos considerar a face de cima SEMPRE como sendo a amarela e a face de baixo SEMPRE como sendo a branca. As demais (direita, esquerda, frente e trás), claro, dependem do referencial adotado.

Se você chegou até este blog é porque, algum dia, já tentou montar o Cubo Mágico de forma aleatória... e, claro, desistiu no meio. É necessário estabelecer uma estratégia para resolver o cubo. Ignorando esse fato, a maioria das pessoas fracassa. Mas você vai ver... é fácil!

Cada uma das etapas consiste numa sequência de movimentos, as chamadas fórmulas ou algoritmos. Essas fórmulas são de simples assimilação, mas a aplicação delas não pode ser feita de forma direta, é preciso considerar a disposição dos blocos do cubo, o que muda a cada tentativa de resolvê-lo. Por isso é que, mesmo com instruções em mãos, aquele que nunca montou o Cubo Mágico provavelmente terá dificuldade em aplicar os algoritmos. O objetivo deste blog é, além de apresentar a estratégia de resolução, fazer com que o você compreenda de que forma usá-la.

Cada etapa está descrita e ilustrada e, a sequência de movimentos, resumida através de uma fórmula. Os significados das letras usadas nas fórmulas são:

  • C = girar a camada de cima 
  • B = girar a camada de baixo 
  • D = girar a camada da direita 
  • E = girar a camada da esquerda 
  • F = girar a camada da frente 
  • T = girar a camada de trás 
Cada giro significa ¼ de volta (uma volta completa da camada = 4 giros). Por exemplo, 2C significa girar 2 vezes a camada de cima do cubo.