sexta-feira, 22 de março de 2013

Etapa 4: Os Blocos dos Cantos da Camada do Meio

O objetivo desta etapa é completar a camada do meio do cubo. Como os blocos do centro do cubo são fixos, será necessário, apenas, posicionar os blocos dos cantos dessa camada. Fazer isso é bem fácil, mas tem um porém: toda vez que um bloco for posicionado corretamente em um canto da camada do meio, um bloco da camada de baixo sai do lugar. E agora? Problema nenhum! Você já sabe como colocar os blocos da camada de baixo no lugar, não?! :)

A estratégia é a seguinte: primeiramente, você deve procurar, na camada de cima do cubo, por blocos centrais que não tenham nenhuma face amarela. Por quê? Porque os blocos de face amarela pertencem à camada de cima, pois convencionamos que a face de cima do cubo seria sempre a amarela. Portanto, não é do nosso interesse tirar esses blocos de lá. Encontrado um bloco que satisfaça essa condição, é necessário posicioná-lo junto ao centro da sua cor (figuras 4A e 4B). A partir daí, os movimentos são esses:



A fórmula é a seguinte (a partir da figura 4B):

  1. C (para o lado que afaste do seu centro o bloco central da camada de cima) 
  2. D ou E (trazendo as faces brancas para frente) 
  3. C (no mesmo sentido anterior) 
  4. D ou E (levando as faces brancas para baixo) 

Como assim para o lado que afaste do seu centro o bloco central da camada de cima? É o seguinte: note que na figura 4B as faces azuis dos blocos centrais estão alinhadas. A face de cima do bloco da camada de cima (que é o bloco que nós pretendemos encaixar no canto da camada do meio) é laranja. Se a camada de cima for girada ao contrário do que a imagem mostra (no exemplo, no sentido horário), o bloco será levado para perto da face laranja do cubo. Portanto, para o lado que afaste do seu centro o bloco central da camada de cima quer dizer: para o lado oposto, de forma a afastar o bloco com a face de cima laranja das demais faces laranjas. Capisce?

Completados os movimentos descritos, o bloco que estamos movimentando foi para a face de trás do cubo, ou seja, não está onde queremos (num dos cantos da camada do meio). Isso ocorre porque é preciso devolver o bloco com a face branca que removemos da camada de baixo (o bloco destacado na figura 4F). E isso você aprendeu como fazer na descrição da etapa 3 (volte e dê uma olhada nas figuras 3A, 3B, 3C e 3D). Com o bloco de face branca devolvido à sua posição, o bloco que queríamos posicionar no canto da camada do meio (o azul e laranja, do exemplo) vai para o lugar certo. Não é à toa que o cubo é chamado de mágico!

Por fim, basta repetir o mesmo processo com os outros 3 blocos que queremos encaixar e a camada do meio estará resolvida (o que já representa 2/3 do Cubo Mágico montado).


Porém, esta etapa também tem situações de exceção. Veja no link como resolvê-las.


Todos os vídeos aqui

VOLTAR PARA A ETAPA 3IR PARA A ETAPA 4
(EXCEÇÕES)

Sobre a autora:
Ana Tokus Ana Tokus é cirurgiã-dentista, radiologista e nerd. Autora dos blogs Medo de Dentista, Raios Xis e Odontodivas. Quando não está salvando o mundo das cáries, está montando o cubo mágico.

0 comentários:

Postar um comentário

Comente ou pergunte!