quarta-feira, 20 de março de 2013

Etapa 3: Completar a Face Branca

Para fins de orientação, convencionamos que a face de cima sempre será a amarela e a de baixo sempre será a branca. Dessa forma, a partir de agora, você sempre terá que segurar o cubo dessa forma. 

Como já temos uma cruz branca na face de baixo, só precisamos montar os cantos da camada de baixo. Procure na camada superior blocos que contenham uma face branca virada para qualquer lateral, menos para cima. Antes de começar o movimento, você sempre deve posicionar o bloco entre os centros das cores que ele possui. Gire a camada de cima até obter uma das seguintes situações:

Nessas condições, a fórmula é a seguinte:
  1. F (para o lado que ainda mantenha o bloco com a face branca na camada de cima)
  2. C (juntando a face branca às demais)
  3. F (no sentido oposto ao anterior, levando as faces brancas para baixo novamente). 

Veja:

                        

Lembre-se que F (face da frente) é um conceito relativo, pois se refere à face que está de frente pra você! Então, depende de como você está segurando cubo. O que nos remete novamente à máxima: pra montar o Cubo Mágico, orientação é tudo!

É preciso repetir essa sequência de movimentos até que se complete a face de baixo branca, chegando-se ao resultado a seguir: 


Porém, nem sempre haverá na camada superior blocos que contenham uma face branca virada para qualquer lateral. Veja aqui as situações de exceção.


Todos os vídeos aqui

VOLTAR PARA A ETAPA 2 IR PARA A ETAPA 3 (EXCEÇÕES)

Sobre a autora:
Ana Tokus Ana Tokus é cirurgiã-dentista, radiologista e nerd. Autora dos blogs Medo de Dentista, Raios Xis e Odontodivas. Quando não está salvando o mundo das cáries, está montando o cubo mágico.

0 comentários:

Postar um comentário

Comente ou pergunte!