sábado, 23 de março de 2013

Etapa 4: Exceções

Na etapa 4 também temos casos inesperados...

Podem ocorrer 2 situações parecidas e que, em última análise, têm a mesma solução: um bloco cair no lugar certo, mas com as cores das suas faces invertidas OU 2 blocos ficarem invertidos. Veja:


A estratégia é trocar os blocos na orientação errada por blocos do meio da camada de cima, ou seja: fazer exatamente os movimentos mostrados nas figuras 4A, 4B, 4C, 4D, 4E e 4F, porém, pensando de forma inversa: a ideia, agora, é colocar um bloco qualquer (um bloco "errado", representado na figura pelo bloco hipotético rosa) da camada de cima no lugar dos blocos invertidos. Feito isso, basta aplicar os mesmos movimentos novamente e colocar o bloco certo no lugar e orientação certos. Exemplo:


Se o caso for a segunda exceção (2 blocos em posições invertidas, será necessário fazer como na figura acima, só que 1 vez para cada bloco).

Todos os vídeos aqui

VOLTAR PARA A ETAPA 4 IR PARA A ETAPA 5

Sobre a autora:
Ana Tokus Ana Tokus é cirurgiã-dentista, radiologista e nerd. Autora dos blogs Medo de Dentista, Raios Xis e Odontodivas. Quando não está salvando o mundo das cáries, está montando o cubo mágico.

0 comentários:

Postar um comentário

Comente ou pergunte!