domingo, 24 de março de 2013

Etapa 5: A Cruz Amarela

A meta desta etapa é bem simples, e a resolução dela, também. O fator determinante para realizá-la com êxito está na forma como se segura o cubo antes de se iniciar os movimentos. Já disse que pra montar o cubo orientação é tudo? :)

A forma como se segura o cubo depende do número de faces amarelas já presentes na cruz, que pode ser 0 ou 2, nunca 1 ou 3 (simplesmente porque é impossível). E 4, pode? Sim, mas aí a cruz estaria pronta, oras (lembrando que o bloco central é fixo, então esse vai estar sempre no lugar certo)! Nesse caso, é só pular para a próxima etapa.

O fato de haver faces amarelas nos blocos dos cantos da camada de cima do cubo não interfere em nada nesta etapa. O que importa são os blocos da cruz. Se o número de faces amarelas já presentes na cruz for:


  • 0: é preciso que o bloco do canto inferior esquerdo da face superior do cubo tenha a cor amarela na sua face esquerda (dica: lembre-se da expressão zero à esquerda). Veja:

  • 2: é preciso que o bloco que corresponde ao lado esquerdo da cruz tenha sua face superior amarela e que, ao mesmo tempo, o bloco que corresponde ao lado da frente da cruz não tenha sua face superior amarela. Ou seja:

  
Está segurando o cubo direitinho? A fórmula é a seguinte: 
  1. F (sentido horário) 
  2. C (sentido horário) 
  3. D (sentido horário) 
  4. C (sentido anti-horário) 
  5. D (sentido anti-horário) 
  6. F (sentido anti-horário)



Note que todos os movimentos são de ida e volta, só que, na volta, a ordem com que as camadas são giradas é diferente. Será necessário realizar a sequência de movimentos descrita acima até 3 vezes, então, se na primeira vez a cruz amarela não estiver pronta (figura 5G), não se preocupe. Se você precisar de uma quarta vez é porque, em alguma delas, segurou o cubo de forma errada.


Todos os vídeos aqui

VOLTAR PARA A ETAPA 4 IR PARA A ETAPA 6

Sobre a autora:
Ana Tokus Ana Tokus é cirurgiã-dentista, radiologista e nerd. Autora dos blogs Medo de Dentista, Raios Xis e Odontodivas. Quando não está salvando o mundo das cáries, está montando o cubo mágico.

0 comentários:

Postar um comentário

Comente ou pergunte!