segunda-feira, 25 de março de 2013

Etapa 6: Completar a Face Amarela

O objetivo desta etapa é que todos os blocos da camada de cima do cubo tenham suas faces de cima amarelas. Assim como na etapa 5, existe uma forma correta de se começar os movimentos: é preciso segurar o cubo prestando atenção em quantos cantos da camada de cima já estão com a face amarela para cima. Como a cruz amarela já está pronta, você não precisa mais se preocupar com esses blocos. Poderá haver 0, 1 ou 2 blocos nessas condições. 3, nunca. Antes de começar é preciso:

  • 0: deixar o bloco do canto inferior esquerdo da face de cima do cubo com a cor amarela na sua face esquerda. (dica: lembre-se da expressão zero à esquerda) 
  • 1: deixar o bloco, que tem a face amarela para cima, à frente e à esquerda. 
  • 2: deixar um bloco, que tenha a face amarela para frente, à frente e à esquerda. 
Meio abstrato? Veja:

Em posição? Então, a fórmula é a seguinte: 
  1. D (sentido horário) 
  2. C (sentido horário) 
  3. D (sentido anti-horário) 
  4. C (sentido horário) 
  5. D (sentido horário) 
  6. 2C 
  7. D (sentido anti-horário)

Assim como na etapa 5, poderá ser necessário realizar essa sequência de movimentos até 3 vezes. Então, não se preocupe se não der certo de primeira. Lembre-se que será preciso prestar atenção na posição e número de faces amarelas nos cantos dos blocos da face de cima do cubo antes de começar uma nova sequência.


Todos os vídeos aqui

VOLTAR PARA A ETAPA 5 IR PARA A ETAPA 7

Sobre a autora:
Ana Tokus Ana Tokus é cirurgiã-dentista, radiologista e nerd. Autora dos blogs Medo de Dentista, Raios Xis e Odontodivas. Quando não está salvando o mundo das cáries, está montando o cubo mágico.

2 comentários:

  1. O meu n chega aos formatos iguais aos de vocês ( no início) aí até fica com 0 1 ou 2 mas em posições distintas e quando é 0 fica com a peça de baixo na direita e n na esquerda como dito por vcs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então seu cubo não está montado corretamente, o que significa que é impossível resolvê-lo. Sugiro que você o desmonte e remonte novamente se assegurando de que todas as faces estão ok. Aí é misturá-las e montar como o descrito. Então vai dar certo.

      Excluir

Comente ou pergunte!