segunda-feira, 25 de março de 2013

Etapa 6: Completar a Face Amarela

O objetivo desta etapa é que todos os blocos da camada de cima do cubo tenham suas faces de cima amarelas. Assim como na etapa 5, existe uma forma correta de se começar os movimentos: é preciso segurar o cubo prestando atenção em quantos cantos da camada de cima já estão com a face amarela para cima. Como a cruz amarela já está pronta, você não precisa mais se preocupar com esses blocos. Poderá haver 0, 1 ou 2 blocos nessas condições. 3, nunca. Antes de começar é preciso:

  • 0: deixar o bloco do canto inferior esquerdo da face de cima do cubo com a cor amarela na sua face esquerda. (dica: lembre-se da expressão zero à esquerda) 
  • 1: deixar o bloco, que tem a face amarela para cima, à frente e à esquerda. 
  • 2: deixar um bloco, que tenha a face amarela para frente, à frente e à esquerda. 
Meio abstrato? Veja:

Em posição? Então, a fórmula é a seguinte: 
  1. D (sentido horário) 
  2. C (sentido horário) 
  3. D (sentido anti-horário) 
  4. C (sentido horário) 
  5. D (sentido horário) 
  6. 2C 
  7. D (sentido anti-horário)

Assim como na etapa 5, poderá ser necessário realizar essa sequência de movimentos até 3 vezes. Então, não se preocupe se não der certo de primeira. Lembre-se que será preciso prestar atenção na posição e número de faces amarelas nos cantos dos blocos da face de cima do cubo antes de começar uma nova sequência.


Todos os vídeos aqui

VOLTAR PARA A ETAPA 5 IR PARA A ETAPA 7

Sobre a autora:
Ana Tokus Ana Tokus é cirurgiã-dentista, radiologista e nerd. Autora dos blogs Medo de Dentista, Raios Xis e Odontodivas. Quando não está salvando o mundo das cáries, está montando o cubo mágico.

4 comentários:

  1. O meu n chega aos formatos iguais aos de vocês ( no início) aí até fica com 0 1 ou 2 mas em posições distintas e quando é 0 fica com a peça de baixo na direita e n na esquerda como dito por vcs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então seu cubo não está montado corretamente, o que significa que é impossível resolvê-lo. Sugiro que você o desmonte e remonte novamente se assegurando de que todas as faces estão ok. Aí é misturá-las e montar como o descrito. Então vai dar certo.

      Excluir
  2. Fiz todos os movimentos corretos, todos os blocos ficaram amarelos, assim como todos blocos brancos na parte de baixo. Só que as laterais superior não encaixaram.

    ResponderExcluir

Comente ou pergunte!