terça-feira, 26 de março de 2013

Etapa 7: Os Blocos dos Cantos da Camada de Cima

Ao chegar nesta etapa, o seu Cubo Mágico já estará praticamente resolvido. Os blocos dos cantos da camada de cima já estão, na verdade, no lugar certo, porém na orientação errada (tendo as faces com as cores trocadas). Essa é a etapa mais longa de todas, no total são 9 movimentos, mas ainda assim não é difícil. O que chama atenção nesta fase é a formação de um L branco na camada de cima.

Antes de começar, como sempre, é preciso que você segure o cubo da maneira correta. Procure por uma face lateral em que haja 2 blocos dos cantos da camada de cima com faces que tenham a mesma cor. Supondo que essas faces sejam verdes, gire a camada de cima do cubo até chegar à face de centro verde. Como no exemplo:



Assim sendo, a face com os dois blocos dos cantos de cores iguais (verdes, no exemplo, mas poderia ser de qualquer cor) deverá ficar para trás antes de iniciarmos a sequência abaixo. Se não houver nenhuma face lateral do cubo que atenda essas condições, qualquer uma delas pode ficar voltada para trás, mas será necessário realizar a sequência de movimentos abaixo 2 vezes.


Na figura 7F podemos observar o L branco na camada de cima. Chegamos, então, à metade da sequência de movimentos. A partir de agora a estratégia é reorganizar o cubo, da forma a seguir: 


Na figura 7K, note que o bloco verde não terminou na face verde. Problema nenhum: basta girar a camada de cima do cubo até que todos os cantos dessa camada correspondam às cores das faces laterais, chegando-se a esse resultado:



A fórmula é a seguinte: 
  1. D (sentido anti-horário) 
  2. F (sentido horário) 
  3. D (sentido anti-horário) 
  4. 2T (forma-se o L branco) 
  5. D (sentido horário) 
  6. F (sentido anti-horário) 
  7. D (sentido anti-horário) 
  8. 2T 
  9. 2D
Agora falta muito pouco pra resolver o Cubo Mágico! :)


Todos os vídeos aqui

VOLTAR PARA A ETAPA 6 IR PARA A ETAPA 8

Sobre a autora:
Ana Tokus Ana Tokus é cirurgiã-dentista, radiologista e nerd. Autora dos blogs Medo de Dentista, Raios Xis e Odontodivas. Quando não está salvando o mundo das cáries, está montando o cubo mágico.

3 comentários:

  1. Meu cubo não fica com os dois blocos laterais iguais aos do vídeo.
    Oque eu faço?

    ResponderExcluir
  2. Às vezes o cubo fica montado nesta etapa! Parabéns pelo trabalho!

    ResponderExcluir

Comente ou pergunte!