quarta-feira, 27 de março de 2013

Etapa 8: Os Blocos do Meio da Camada de Cima

Finalmente chegamos à última etapa de resolução do Cubo Mágico! Todos os blocos já estão no lugar certo, porém os blocos do meio da camada de cima do cubo ainda estão na orientação errada. Como sempre, antes de iniciar os movimentos que serão descritos a seguir, é preciso segurar o cubo da forma certa. Se houver qualquer face lateral do cubo já resolvida (a face inteira de uma cor só), ela deverá ficar voltada para trás. Se não houver, será necessário realizar a sequência de movimentos abaixo 2 vezes. A característica mais marcante desta etapa final é um movimento chamado minerva, uma alusão à deusa romana das artes e da sabedoria. Ainda, em determinado ponto será necessário mover a camada do meio do cubo, um movimento que até agora não havia sido feito.

A fórmula é a seguinte:

  1. 2F 
  2. C (para o lado em que as faces dos 2 blocos do meio - da camada do meio e de cima - tenham a mesma cor) 
  3. Camada do meio (sentido horário, levando os blocos amarelos para a face de trás) 
  4. 2C (MINERVA!) 
  5. Camada do meio (sentido anti-horário, trazendo novamente os blocos amarelos para a face de cima) 
  6. C (o sentido depende, a ideia é trazer os 3 blocos com as faces brancas para a camada da frente) 
  7. 2F
   


Antes de comemorar o seu feito, é preciso considerar uma situação de exceção: quando, antes de começar a sequência, os 4 blocos do meio da camada de cima estão em lugares trocados (e opostos), 2 a 2. Nesse caso, será impossível combinar a cor dos blocos no segundo movimento (figuras 8B e 8C). Mas, com relação à sequência, não muda nada.

Parabéns, você montou o Cubo Mágico! Sentindo-se mais sábio? :)


Todos os vídeos aqui

VOLTAR PARA A ETAPA 7

Sobre a autora:
Ana Tokus Ana Tokus é cirurgiã-dentista, radiologista e nerd. Autora dos blogs Medo de Dentista, Raios Xis e Odontodivas. Quando não está salvando o mundo das cáries, está montando o cubo mágico.

2 comentários:

Comente ou pergunte!